
Para Einstein, toda medição do espaço e do tempo é subjetiva. Essa é a idéia fundamental da Teoria da Relatividade, que ele sintetizou usando um exemplo divertido: "Quando você está namorando uma bela garota, uma hora parece um segundo. Quando você senta numa brasa viva, um segundo parece uma hora. Isso é Relatividade".
Será que Einstein chegou a acompanhar um jogo de squash? Porque squash é uma atividade completa não apenas por aliar força, rapidez e elasticidade. Esporte algum é tão feliz ao fundir as noções de espaço, velocidade e tempo.
Espaço. Fala-se em "quadra" de squash. Quadra, no entanto, é o retângulo gigante no qual tenistas, jogadores de basquete e de vôlei se movimentam freneticamente em busca de uma esfera, a bola. Mas uma quadra é um espaço unidimensional. Um quadrado ou retângulo, nunca um cubo. Squash, sim, rola dentro de um cubo. "Sala", ao invés de "quadra". Ao fechar a porta de vidro desse espaço, para iniciar o treino ou a partida, a sensação é de ingresso em uma big caixa. Como se o jogador de squash fosse uma pecinha dentro do painel de uma máquina de fliperama (que é uma enorme caixa).
Velocidade. Quer se dar bem no squash? Então nada de preguiça nas pernas, OK? E prepare seu braço preferido. Ele terá que desenhar ligeiras parábolas no ar. Esqueça seus dedos. Seu membro superior agora termina no ápice de um arco de titânio: a raquete. Aliás, o corpo que rejeita essa prótese resistente e leve transforma o jogador em inevitável perdedor. Acostume-se a sentir que suas veias e nervos ultrapassam "your fingertips" e que também se ramificam pela trama de cordas da raquete. Suas chances começam aí. E corra. Corra muito. Sebo nas canelas, para usar expressão antiga. Persiga a bolinha com passadas velozes. Mas atenção. Perseguir não significa necessariamente correr atrás. Squash não é tênis. O chão não é o limite. A bola terá à sua disposição cinco superfícies. Cabe a você ir de encontro à sua trajetória, seja à direita, à esquerda ou em altura superior à sua (lembre-se: seu braço encompridou). Monte estratégias. Para ganhar o ponto, module sua velocidade na batida. Se você não matar a jogada, com sorte poderá prever aonde será seu próximo encontro com a pequena esfera. Posicione-se e espere por ela.
Tempo. Aulas de squash duram meia hora. Se todas as batidas de bolinhas e pegadas de tênis deixassem marcas de tinta na "quadra".....jogadores experientes (e obviamente velozes) decorariam boa porcentagem de solo e paredes no espaço de trinta minutos.....
E provavelmente a mesma meia hora seria insuficiente para um pintor preencher com pinceladas um muro de dimensões semelhantes à parede lateral do caixote de squash....
Será que Einstein aprovaria minha Teoria da Relatividade da Aula de Squash?
No comments:
Post a Comment