Saturday, October 14, 2006

Your Point Of View



Sou formada em Direito. Mas esbarrei em Propaganda e Marketing. Fui aprovada no vestibular da ESPM. Não cursei. Preferi ficar com as leis. Porque a faculdade de Direito era grátis (um bom motivo), ocupava um prédio de arquitetura charmosa (um bom motivo) e apresentava um cronograma anual de festas, cervejadas e viagens que seduzia qualquer calouro (excelente motivo. Pelo menos pra quem acabou de ser alforriado da FUVEST - e quer mais é curtir a vida...). E outra: eu nunca olhei Publicidade com olhos muito amistosos. Sinto vergonha da maioria dos anúncios e comerciais brasileiros. Odeio a idéia que costuma ser vendida: a de que a melhor forma de mostrar um produto ou serviço é humilhando a concorrência. E convencendo o consumidor de que ele será mais feliz, mais invejado, mais importante do que o vizinho, se apenas honrar a quitação de dez suaves prestações que garantirão o carro da vez. Eca!
Dias atrás, estava eu, atrapalhada, no aeroporto de Heathrow, Londres. Com vontade de virar um polvo, pra conseguir segurar (e empurrar) malinha, malona, bolsa e casaco pelos corredores longos que levavam até o terminal 2. Por isso, fiquei bem contente quando apareceu uma esteira rolante para dar um descanso aos meus pés e me permitir brincar de "Jetsons", hehe. Foi quando eu vi. Na parede que acompanhava o percurso da esteira. Os cartazes da campanha publicitária do Banco HSBC. Linda. Simples e criativa. E, principalmente, sem um pingo da presunção brasileira. Tentei fotografar, mas foi um desastre. Não deu tempo para abrir a bolsa, sacar a máquina, fazer o foco....e ainda tomar conta da malinha onde eu carregava o tesouro (todos os CDs comprados e parte dos livros...). Só consegui essa foto aí de cima, parte de um conjunto de cartazes (eram uns quatro, sobre assuntos diversos: música, ciência, tatuagens...). Mas eu queria mesmo era registrar os cartazes dos astronautas (que eu achei no Google e botei aí em cima, ó). É uma seqüência: a palavra "art" sobre foto de um astronauta; a palavra "science" sobre o desenho infantil de um astronauta; a palavra "science" sobre a foto do astronauta e "art" sobre o mesmo desenho. No último cartaz, uma mensagem, lembrando que um mesmo tema pode ser tratado sob diferentes pontos de vista e que essa percepção, por revelar uma mente aberta, é enriquecedora, é aquilo que o banco procura e pretende incentivar. Depois dos astronautas, outros cartazes: uma menina tatuada tocando guitarra. Sobre ela, "insuportável". Ao lado, uma indiana tocando uma espécie de viola. Sobre ela, "agradável". Depois, novamente as palavras se invertiam sobre cada cartaz. E a mesma mensagem sobre os pontos de vista.
Fiquei meio besta porque esses anúncios.....definiram Londres pra mim! Porque eu percebi, em alguns dias, que em Londres não há "cultura erudita, intelectual" (do rico) e "cultura popular" (do pobre). Existe cultura. Sem hierarquias. Na música, artistas pop dividem as prateleiras das lojas de CDs com a galera indie e roqueiros das antigas (Justin Timberlake está grudadinho em Tilly And The Wall, na letra "T". Você já viu Kelly Key na mesma bancada da Maria Rita? Eu nunca. Porque a garota do "baba baby" não merece a pecha de MPB. E quem é verdadeiramente popular?). As rádios não têm vergonha de emendar "Chasing Cars", do Snow Patrol, a uma canção da Kelly Clarkson (aqui em SP, lembro que Kid Vinil quase foi metralhado ao incluir uma música da Britney Spears em um especial de fim de ano da rádio Brasil 2000). Na rua, um teatro de arquitetura mega moderna ocupa o andar superior de um prédio. Embaixo, as paredes foram grafitadas e o espaço é aberto para os skatistas. Sem preconceitos. Nos museus, meninos e meninas de sete, oito anos de idade esparramam lápis de cor pelo chão e tentam copiar quadros de Picasso. Nos ouvidos da criançada....IPod! E, por fim, a idéia do HSBC eu conferi na prática: Arte e Ciência andam mesmo de mãos dadas. O Science Museum bomba todo dia. A exposição, além de instrutiva, é um deleite para os olhos. A BBC e a "Prospect Magazine" se uniram para criar o "National Short Story Prize". Uma tentativa de revigorar na Inglaterra o gênero literário dos contos, que foi celebrizado por escritores como Roald Dahl mas que, atualmente, anda meio esquecido e negligenciado pela nova geração de autores. A parceria - que foi bem sucedida e gerou um livro onde foram publicadas as histórias vencedoras - teve o apoio financeiro do NESTA (the National Endowment for Science, Technology and Arts).
Ciência é Arte. E vice-versa. Grande sacada, portanto, da campanha do HSBC. Por um instante, vi que a Publicidade pode gerar coisas bacanas. O banco até criou um site, no rastro da campanha: http://www.yourpointofview.com/. O objetivo é colher a opinião das pessoas do mundo todo sobre diversos assuntos. Pode se cadastrar. Se tudo isso não bastar pra você se interessar em dar uma espiada, uma informaçãozinha: alguns comerciais da campanha do HSBC, transmitidos pela TV no exterior, têm música composta e tocada por....Thurston Moore, do Sonic Youth! Sim, aquela guitarra inconfundível que nos faz sorrir. Coisa finíssima.

3 comments:

Anonymous said...

Olá Ana! Descobriu seu blog no orkut e adorei, que textos legais vc cria! Parabéns vc esreve com inteligência e dá vonta de ler sempre, já virei sua fã, abraços
Priscila

nemo said...

pensei em você hoje ao ler um texto do jorge coli no caderno menas! da folha, algo sobre a diferença entre pessoas cultas e intelectuais, ócio e trabalho, algo por aí [lembrei do post ls lowry, darwin e new order]. aí deparo com esse texto sobre londres, me identifiquei com o que diz mas não sei o que comentar. acho que porque fiquei travado pela saudade ao lembrar do british museum, do science museum, da select a disc, daquele céu azul como não existe outro, de ouvir sparklehorse bebendo guinness no segundo andar daquele ônibus vermelho, anyway. nostálgicos não querem futuro? the firefighters are so nice
i remember you so cold as ice
now flames are licking at yr feet
sirens come to put me out of misery
you wave yr torch into my eyes
flamethrower lover burning mind
incinerate

Cristina said...

Eu acho que vi cartazes dessa campanha do HSBC em algum lugar de São Paulo. Bem, não sei, mas lendo o teu post eu fui lembrando...
Puta vontade que eu tenho de conhecer Londres ai, ai...
;]