Friday, October 13, 2006

Genética, Chocolate e o Orkut dos Cientistas

"100 Things To Do Before You Die" é uma preciosidade. Livrinho lindo que eu comprei na livraria do Science Museum de Londres. Porque, além dos salões onde estão expostos motores de trens, peças de carros antigos e estruturas de foguetes, além do pavilhão futurista que explica o significado do DNA (na foto ao lado), o museu ainda vende pencas de livros sobre Ciência. Livros técnicos e de "popular Science" (crítica: cadê os livros do Alan Lightman? Imperdoável. Não tinha). "100 TTDBYD" é uma coletânea de 100 textinhos reunidos pela revista "New Scientist". Diversos cientistas assinam esses cem pequenos conselhos relacionados a viagens, tarefas e experiências pelas quais você tem que passar antes de bater as botas. Todos do ponto de vista científico.

A leitura é uma delícia. Algumas atividades bacanas e divertidas que merecem ser cumpridas nessa vida: inalar hélio e cantar "Nessun Dorma" (a baixa densidade desse gás faz com que as ondas sonoras viajem mais rápido do que viajariam no ar. Então, sua voz sai fininha e ridícula como a do Mickey Mouse); fazer o parto de uma vaca, faturar uma grana legal resolvendo problemas de Matemática (quer tentar? Vai lá: www.mathpuzzle.com) e até.....se apaixonar por alguém (essa eu já cumpri)!

Algumas dicas são lições de casa. Então, você pode tentar medir a velocidade da luz com....chocolate!!! Um microondas, uma barra de chocolate e uma calculadora. É tudo que você precisa para comprovar, na sua cozinha, que a luz percorre 299.792.458 metros em um segundo. Mas a experiência faz uma sujeira danada. O livrinho também ensina a fazer sorvete de nitrogênio líquido (!) e....a extrair seu próprio DNA! Isso dá para fazer mesmo. Já diminuí para 97 o número das minhas tarefas. Receita: dê uma boa bochechada de uma mistura de água com sal. Cuspa em um copinho que já contenha uma mistura de detergente (uma colher de chá)diluído em água (três colheres de chá). Misture bem, pois o detergente tem que quebrar as células para o DNA ser liberado. Pegue uma bebida de forte teor alcoólico, gelada (eles sugerem gim. Eu fiz com álcool de limpeza mesmo, pois na geladeira só tinha a cerveja sem álcool que meu pai adora....) e cuidadosamente despeje o equivalente a duas colheres de chá pela borda do copo. Pronto. Logo você verá o surgimento floquinhos brancos. Parabéns. Essa gosma é seu DNA. É o que faz com que você seja único.

Tarefa cumprida número três: transformei meu computador em um "pára-raio de ET"! É um projeto sério, científico, desenvolvido em Berkeley/EUA. Chama-se SETI, "Search for Extraterrestrial Intelligence". Para conectar seu computador, você deve entrar no site do SETI (http://setiathome.ssl.berkeley.edu/) e baixar o programa BOINC. E pronto! Sua lata-velha vira candidata a eventualmente receber sinais alienígenas captados por um telescópio em Porto Rico! Se rolar, você ficará famoso. Se não rolar...pelo menos dá para se divertir brincando no SETI. Sim, porque o seu cadastro envolve a elaboração do seu perfil. Você abre uma página na qual poderá colocar foto, descrever quem você é, mencionar seus hobbies e.....receber mensagens de outros usuários. Geralmente cientistas, que até respondem às suas dúvidas. Existem também comunidades ("teams") e você pode ingressar na qual quiser. Enfim....o SETI é o Orkut dos cientistas (muitos dos quais se apresentam como astrônomos e membros de bandas de rock. Ou biólogos e alpinistas)! Cool demais!

Ahhh! O livrinho não termina exatamente na centésima atividade em vida. São enumeradas ainda cinco tarefas....para depois que você passar dessa para uma melhor. A última - e mais poética - é....tornar-se um diamante. Vale a pena ler:

"Become a diamond. If you don´t fancy being compost, think shooting stars are just a flash in the pan, but would still like to become a lasting memorial, this is for you. LifeGem of Chicago, Illinois, will take a small portion of your cremated remains, extract the carbon, and turn it into a diamond using the high pressure and high temperature of an industrial diamond press. It takes 18 weeks to make a diamond of anything from 0.25 to 1.0 carat, but what´s that compared with all eternity?"

Moby estava certo. We´re all made of stars.

No comments: