Monday, October 30, 2006

Guillermo Arriaga



Hoje, aproveitando que o Fórum fechou devido às eleições de ontem, fui ao cinema. Vi "Babel", um dos filmes da Mostra de Cinema de São Paulo. "Babel" é dirigido pelo mexicano Alejandro Gonzáles Iñárritu, que levou o prêmio de melhor diretor em Cannes. É o último filme de uma trilogia. O primeiro foi "Amores Brutos" e o segundo (e mais devastador) é "21 Gramas". Nos três filmes, o acaso - que sempre vem sob a forma de tragédia - une as vidas de pessoas, famílias que nunca se viram antes (fórmula que foi descaradamente copiada em "Crash", vencedor do Oscar desse ano). Três filmes que, dentro de si, misturam tramas paralelas que se confundem e se justificam. A temática principal é sempre a Morte (ou a iminência dela). A Morte determinando as reações e os atos dos vivos, injetando angústia extrema, loucura, egoísmo e crueldade em gente como a gente. Em "Babel", um casal de americanos viaja para o Marrocos para tentar superar uma crise. Lá, ocorre um grave incidente que repercute no cotidiano de duas crianças em San Diego (filhos do par) e de uma governanta mexicana. O inesperado também interfere no destino de marroquinos miseráveis e na vida de uma jovem japonesa que mora em Tokyo. Pessoas que não se conhecem, mas que terão em comum a dor da perda. Brad Pitt interpreta o marido americano. Grisalho, abatido, envelhecido. Convincente (mais por mérito do diretor - que soube explorar muito bem o que o ator podia oferecer - do que por talento do rapaz). Haverá sessões de "Babel" na terça, quarta e quinta. O site da Mostra divulga cinemas e horários.
Bom, toda essa "propaganda" que fiz deve-se.....a Guillermo Arriaga. Guillermo Arriaga é o roteirista de "Babel". Parceiro constante de Iñárritu, também escreveu os roteiros de "Amores Brutos" e de "21 Gramas". Além disso, Arriaga é escritor. Meu escritor preferido (ao lado do Alan Lightman). Ah, e eu sou a leitora preferida dele. É, isso mesmo. Eu sou a leitora preferida do cara. Pelo menos foi o que ele me disse. É uma história esquisita, mas juro que é verdadeira. Em 2003, comprei e li "O Búfalo da Noite", o único romance de Arriaga que foi publicado no Brasil. E adorei. Gostei tanto que passei a procurar informações sobre o autor na Internet. Eu ainda nem tinha visto "Amores Brutos". Gostei do cara exclusivamente como escritor. Encontrei um arquivo de bate-papo no portal Terra espanhol. No fim da conversa, ele divulgava o e-mail dele. Então resolvi mandar uma mensagem, certa de que não daria em nada. Mas deu. Ele respondeu rapidamente! Em espanhol. E o tom da resposta, alegre, informal, mostrava que não se tratava de um assessor se fazendo passar por ele. Simpático, agradeceu por eu ter lido o livro dele, falou que conhecia o Rio de Janeiro, perguntou como eu havia descoberto o e-mail. O tempo passou, veio "21 Gramas" e os dois mexicanos, diretor e roteirista, foram ganhando fama.
Nunca mais escrevi até....ano passado. Estive em Madri e lá comprei o mais recente livro do Guillermo Arriaga, "Retorno 201" (que não foi publicado aqui). Livro sensacional! Então....mandei outro e-mail. Pensando que provavelmente o endereço já tinha mudado. Na minha mensagem, dizia que ele era meu escritor favorito. Mais uma vez.....resposta! E que resposta! Ele falou que estava lisonjeado e que então eu era a leitora preferida dele. Um fofo (embora eu não acredite muito. A leitora predileta dele deve ser uma mexicana...). Conto essa historinha não para me gabar. Apenas para ficar registrado que o sujeito parece ser muito humilde. Conselho: assista a "Babel", um grande filme,....e escreva pra ele! Infelizmente, não tenho mais as mensagens que ele me enviou. Perdi tudo depois que invadiram meu e-mail antigo, o que me levou a deletar a conta. Mas eu não esqueci o endereço dele, que, depois de um ano, talvez ainda seja o mesmo. Acho que não há problema em divulgar, pois catei na própria Internet. É garriga58@yahoo.com. Manda ver. Antes que ele ganhe um Oscar e fique inacessível.

3 comments:

Anonymous said...

Valeu pela dica, Ana !
Alguns dias atrás fui verificar as datas da Mostra de SP, mas só haviam duas (!) apresentações previstas para Babel, já tinha desistido, horário complicado para mim. Parece que extenderam as apresentações, que bom !
Gostei mais do 21 gramas, apesar de ser mais "hollywoodyano" tem uma edição incomum e uma Naomi Watts espetacular.
Já estou ficando fã do Guillermo Arriaga também, gente boa.

O Sem Acentos said...

po, eu prefiro amores brutos do que 21 gramas.
alias eu vi amores brutos com um grupo de mexicanos..entao eu vi "amores perros" ou algo do tipo..ahhahhaha..

nemo said...

vou esperar entrar em cartaz no circuito comercial.
...
21 gramas é formidável. e sean penn está sensacional. pra variar.
...
você e essa sua mania de deixar as pessoas lisonjeadas... ha.
...
um beijo.