Sunday, July 30, 2006

Henri Fuseli, Ian McEwan e Thom Yorke




John Henri Fuseli nasceu na Suíça em 1741. Viveu na Inglaterra. Morreu em 1825. Representante do romantismo-gótico, pintou seus próprios pesadelos, imagens angustiantes e cenas da Medicina. Quadros perturbadores.
Ian McEwan nasceu na Inglaterra, pouco mais de dois séculos após Fuseli. Escritor. Em 2005, lançou "Sábado", livro que relata um dia de pesadelo na vida de um cirurgião. Narrativa angustiante, pontuada por impressões do protagonista sobre a Medicina. Entre elas, a lembrança da operação de uma adolescente que havia quebrado a coluna. Queda do alto de uma árvore, em um festival de música. Segundo o médico, a garota tentava uma visão melhor do....Radiohead. História perturbadora.
Thom Yorke nasceu na Inglaterra, vinte anos depois de McEwan. Como seu compatriota, ainda vaga pela Terra. Como uma pintura de Fuseli, se esconde da luz. Vocalista da banda que ganhou as páginas de "Sábado". Neste mês, Thom Yorke lançou CD solo. Responsável pelas melodias e letras mais angustiantes do rock atual. Entre pesadelos de solidão, referências a vermes, reações químicas, átomos, neuroses, psiquiatria. Música perturbadora.
Fuseli, McEwan e Thom. You´re weirdo.

No comments: