Sunday, June 04, 2006

Copa do Mundo


2006, Copa do Mundo. Futebol é tema de todas as rodas. Dos taxistas reunidos no ponto aqui da esquina aos presos que se apertam no xadrez número 9 da Cadeia de Atibaia, todo mundo dá seus pitacos, sejam eles confiantes ou críticos. Análises inteligentes, ácidas e divertidas rolam no boca-a-boca e na mídia, que já inclui até blog futebolístico subscrito pelo brazuca-ítalo-californiano Bruno Romani e seus comparsas: http://www.chorumelos.blogspot.com/.
Lula, o porteiro Zé, a copeira do Fórum, minha professora de Inglês, Marcola. A Copa tem o poder de unir bandidos (estejam eles nos presídios, nas ruas ou no Planalto), gente trabalhadora, vovozinhas. Todos terão algo a dizer, comemorar, reclamar e debater.
Menos eu. Confesso: entendo de futebol tanto quanto entendo de boxe tailandês. Não compreendo o básico, hehe. É, o basicão. Pensou em "impedimento"? Pra mim, iletrada, impedimento não é o básico. Somente um curso avançado de futebol talvez pudesse me esclarecer porque o moço esforçado que correu bastante e chegou até a cara do gol não pode simplesmente chutar a bola, balançar a rede e correr para o abraço. Por que o rapaz tem que estar uns passos atrás (ou na frente?) dos estraga-prazeres do outro time? Outra: pra quê tanto jogador em campo? São onze ou doze em cada time? Não lembro. Não importa. Se dois ou três são expulsos, nem se nota. É gente demais! Qual a finalidade? Cobrir o campo inteiro? E por que não são feitos campos menores? Desperdício de grama....
Não sei a diferença entre "futebol-força", "futebol-arte" e congêneres. Não sei o que é um esquema tático 5-4-2, 3-7-1, 6-2-4 ou qualquer outra combinação de números que mais pareça senha de cartão de banco.
Não sei se Parreira é bom técnico, não sei porque não repetiram o Felipão ou mandaram o Leão. Não sei qual é a chave do Brasil, o dia do primeiro jogo (é, não sei), direito quem é reserva e quem é titular.
Não sei quantos são os juízes de linha ou quantos são os bandeirinhas. Não sei qual a diferença entre um juiz de linha e um bandeirinha. Não sei também qual o efeito maléfico dos cartões amarelos. Pra expulsão, é necessária a soma de cartões amarelos? Ou só o vermelho leva à triste despedida do campo? Vale para a partida seguinte? Sei lá....
Enfim, meus conhecimentos futebolísticos são nulos.
Mas tenho bom coração, vou torcer pela seleção.
Prometo dar pulos de alegria quando aquele tal Juan mandar a bola para o gol!

No comments: