Friday, September 29, 2006

LS Lowry, Darwin e New Order



Lawrence Stephen Lowry, o LS Lowry, nasceu em Manchester, Inglaterra, em 1887. Pintor, presenciou o estabelecimento definitivo da industrialização no norte do país. Viu, impressionado, a paisagem invernal e branca de Salford - pólo urbano da grande Manchester - ser maculada pelo cinza feio da fumaça e fuligem. Cenário triste e pesado, mas perfeito para pinturas originais. LS Lowry estampou nas telas a melancolia e desolação dos habitantes de Manchester, reféns de mudanças econômicas que enraizaram chaminés, poluição e pressa como características permanentes do local. Além de fábricas e sujeira, os quadros sempre mostravam os confusos e desnorteados moradores de Salford, silhuetas sóbrias que receberam o apelido de "matchstick men".
As transformações de Manchester não foram captadas somente pela Pintura. Refletiram igualmente na Ciência. Biólogos observaram que a nova ordem industrial não afetou apenas homens, mas também....as mariposas. A Manchester pré-revolução industrial era clara. Neve branca predominava no ambiente externo, cheio de árvores saudáveis. Mariposas de asas claras viviam em paz, em número bem maior do que suas irmãs cinzentas e escuras. Mas o lixo industrial expulsou a pureza das cores de Manchester. O branco foi manchado pelo marrom, cinza e preto. Mariposas claras perderam espaço. E vida. Proliferaram os insetos que combinavam com a paisagem tão bem retratada por LS Lowry. Teóricos seguidores do cientista Lamark defendiam a mutação genética das mariposas brancas, que teriam alterado suas características para se adaptar ao habitat modificado. E assim evitar ação dos predadores. Mas o episódio biológico de Manchester serviu de exemplo para sedimentar a idéia de seleção natural desenvolvida por Charles Darwin: mariposas brancas não sofreram alterações genéticas. Foram vistas, caçadas e mortas por pássaros. Camufladas na paisagem enegrecida, as espécies cinzentas se salvaram, se reproduziram e tornaram-se maioria.
LS Lowry morreu em 1976, ano em que, na mesma Salford, quatro "matchstick men" se uniram e criaram a banda pós-punk Joy Division. Liderada pelo vocalista Ian Curtis, que carregava dentro de si todo o peso e toda a escuridão que as telas de Lowry e as asas das mariposas tomaram emprestadas de Manchester. Abatimento e desesperança que refletiam na música, sempre caótica e desnorteada, como a população perplexa da cidade. Da mesma forma que a maioria das mariposas brancas, Curtis não agüentou a opressão de um cenário, de uma vida sem cor. Morreu e levou junto o Joy Division. Seus companheiros não abandonaram a música. Organizaram-se e formaram o New Order. E a nova ordem era: injetar vida e tonalidades em Manchester. Após uma fase de transição, as canções do New Order assumiram feição dançante, pop-eletrônica, clara e solar. Os "matchstick men" do New Order sobreviveram a Manchester. Até hoje, são mariposas brancas destacadas em um mundo tão sombrio.

1 comment:

Anonymous said...

Aiaiai...
entrando aki eu fico realmente bem, talvez deixe o stress, o pesadelo cinza dos estudos e fique como o Peter Hook e sua Nova Ordem: feliz!
Voooolta Ana!!
Bjaum