Monday, January 26, 2009

Rock Visa

"Por que você está aqui?"

Dez dias atrás, ainda no aeroporto em São Paulo, instruí Marcinha: "Seguinte: o funcionário da imigração em Londres vai perguntar qual o motivo da nossa viagem. Diga que estamos em férias, queremos passear, ir aos locais de turismo e ponto final. Não fala nada do show, tá".
É que eu não estava a fim de complicar, de ter que dar muita explicação. De contar que nós duas planejamos a viagem exclusivamente para assistir a um show de rock...em uma capela. Que não estávamos levando os ingressos conosco. E que eles seriam retirados na noite do show, na bilheteria da igreja (igreja com bilheteria? É).
Ah. E as duas não estavam em férias. Rolou um bate-e-volta: chegada em Londres em uma sexta, show na segunda. Pouso em São Paulo na quarta de manhã. Depois do almoço eu e ela já estávamos nas salas de audiências dos nossos respectivos Fóruns, ouvindo testemunhas...

Saindo do avião, no Terminal 4 do aeroporto de Heathrow, fila da imigração. Uns quatros funcionários ingleses, cada um em um balcãozinho, estavam atendendo os passageiros. Não é necessário visto para entrada na Inglaterra. Mas todo mundo é submetido a uma pequena entrevista para admissão. Bom, às vezes a entrevista não é lá muito curta. Fiquei reparando nas pessoas à nossa frente que já estavam sendo interrogadas. Uma moça, viajando sozinha, teve que mostrar todo o dinheiro que carregava (e não era pouco). O funcionário contava lentamente cédula por cédula. Um casal, acompanhado de um bebê, exibia um bolo de documentação para uma funcionária, em outro guichê. Atrás de mim na fila, o deputado José Eduardo Cardozo conversava com uma mocinha, sem demonstrar preocupação (não me reconheceu. Ele foi meu professor de Direito Administrativo). E o careca me deixava incomodada. Dos quatro funcionários, o Careca era o mais ríspido. Bombardeava um rapaz de camiseta branca com perguntas. Depois de vários minutos, terminou a sabatina do coitado. Barrado. O Careca apontou para uma escada, mandando o moleque descer. A expressão do recusado era uma só: de pavor.
A fila andou até nós sermos as primeiras. Vagou o balcão de atendimento....do Careca. Ele fez sinal para que a gente se aproximasse. Ai.

"-Vamos juntas, Marcinha. A reserva do hotel tá no meu nome".
"-Bom dia. Nós estamos juntas".
"-OK. Mostrem os passaportes. Por que vocês estão aqui?", grunhiu o Careca.
Comecei: "Estamos em férias. Queremos ver a cidade, ir a museus, fazer compras..."
E foi aí que eu mudei de idéia.
".....ver um show de rock..."
Careca, demonstrando um certo interesse: "Show....de rock? Really!? Qual??"
Marcinha: "Gutter Twins"
"Gutter Twins? Não conheço...", disse o Careca, meio desapontado (como se não conhecer uma banda de rock fosse algo imperdoável).
Eu: "É a banda do Mark Lanegan!"
O Careca ficou na mesma. Ainda preocupado com sua ignorância musical, continuou: "Mas...que tipo de música é? É parecido com quais bandas?"
Eu: "Lembra do Nirvana?"
"Lembro".
"Então...Mark Lanegan é daquela época...daquela turma do grunge. O show vai ser em uma igreja, na Union Chapel".
Careca, levemente empolgado: "Sério!? Quando?!"
"Segunda-feira".
"Mas como eu não fiquei sabendo disso!?"
(e eu que sei?, tive vontade de perguntar)
Careca, já querendo exibir sapiência musical: "O Pondera é brasileiro, né!"
"Quê?"
"Entendeu o que ele disse, Marcinha?"
"Pondera...!? Ah....PANTERA!"
Marcinha, bajulando o homem e louca pra entrar logo no país alheio: "É!!! É simmm!!"
Eu não agüentei: "Não é não! Sepultura é brasileiro, não Pantera!"
"Márcia, da onde é o Pantera?"
"Sei lá, hehe".
Aí o Careca leu os cartões de desembarque que a gente havia preenchido no avião.
"Ei!!! Você é juíza!", disse ele, encarando admirado o um metro e meio de Marcinha postado na frente dele.
"E você....é promotora!!", continuou ele. "E vocês estão aqui para ver um show de rock!! Que legal!! Mas....enquanto vocês estão aqui...há gente cometendo crimes no Brasil!!"
Engraçadinho.
O Careca carimbou e devolveu nossos passaportes. "Bom show!! Divirtam-se!!"

E foi assim que a gente entrou em Londres. Quem diria, hehe.
Portanto, dica de viagem! Se você for a Londres, descer no Terminal 4 do aeroporto de Heathrow e tiver que enfrentar um funcionário careca na imigração....não se esqueça: você está em Londres não por causa da Troca da Guarda, do Big Ben ou da Tower Bridge.

Que óbvio. Rock é a palavra-chave e o visto de entrada no....País do Rock.

5 comments:

Anonymous said...

Que coragem! Eu jamais diria uma coisa dessas.

ahahahahhaha....na próxima vez irei usar esta estratégia também!

Mas...e o show???

Rogério/Ruy said...

Ótima história. Que os fãs de rock brasileiros deem (sem acento agora) a sorte de, em Londres, cair nas mãos do careca de Heathrow (sem duplo sentido (=).

(Sou visitante antigo, em geral silencioso; resolvi me manifestar agora. Um abraço.)

Galaxy Of Emptiness said...

Obrigada, Rogério e Ruy! Ou Rogério ou Ruy...

Calma, Daniel! Preciso me concentrar e me inspirar primeiro, para escrever sobre esse assunto tão importante, rs!

Anonymous said...

Oi, a publicação de todas as postagem em uma unica página está muito pesada, quando abro no windows vista, sempre pendura.

Galaxy Of Emptiness said...

"Pendura", como assim? Às vezes demora um pouquinho pra baixar tudo...mas é só um pouco.