Wednesday, July 04, 2007

A Voz do Cisne







Bailarinas não têm voz. Não precisam dela para dançar. Cantoras não são dançarinas. Porque Música é Arte incorpórea, puro som.
Mas se bailarinas não dançassem emudecidas, o ballet teria a voz de Hope Sandoval. E se Hope Sandoval, a delicada ex-vocalista da banda de dream rock Mazzy Star, arriscasse leves movimentos sobre o palco...seria uma bailarina.
Hope seria então Ninette. Ninette de Valois. A adolescente da foto antiga que nasceu em 1898, na Irlanda, sob o nome Edris Stannus. Começou a dançar aos dez anos de idade. As aulas eram extremamente dolorosas. O frágil corpinho de Edris tentava superar a paralisia muscular causada por poliomielite. A determinação da menina venceu a limitação física. Ela se tornou conhecida já na Inglaterra por seus movimentos graciosos. Adotou então o nome artístico de Ninette de Valois, aproveitando sua ascendência francesa. E aposentou-se jovem, aos 28 anos, com um projeto ambicioso: lecionar, profissionalizar a dança na Grã-Bretanha e fortalecer a imagem do ballet inglês na Europa e no mundo.
Foi assim que Ninette de Valois, tratada por "Madame" por alunos e bailarinos, fundou o British Royal Ballet. Hoje, uma das companhias de dança mais importantes do planeta. Esperta, contratou bailarinos russos de renome para trabalhar, dançar e ensinar sua técnica no Royal Ballet (na década de 60, Rudolph Nureyev foi um deles). Ninette coreografou e produziu os grandes e mais famosos espetáculos de dança. Assim, a primeira montagem na Europa Ocidental do mais bonito ballet da História, "O Lago dos Cisnes" ("Swan Lake"), foi obra da mãe do ballet inglês, em 1934.
"Swan Lake" foi criado pelo russo Tchaikovsky em 1871. Baseado no folclore alemão, conta a história do príncipe que, em uma noite na floresta, encontra um lago sobre o qual flutuam cisnes. Entre eles, uma moça linda, parte cisne branco e parte mulher. Ela revela que é uma princesa enfeitiçada por um mago. À noite, assume forma humana. Quando o sol nasce, vira cisne (quem já viu "O Feitiço de Áquila", filme com Michelle Pfeiffer no auge da beleza, agora sabe qual foi a fonte de inspiração para o roteiro...). Os dois dançam e se apaixonam. O príncipe jura amor e pede que Odette, a princesa-cisne, apareça no baile da Corte, para ser escolhida como sua esposa. O feiticeiro descobre o plano e tenta melá-lo, porque do contrário o encanto se quebraria. Ele disfarça sua filha Odile fazendo com que se pareça com Odette, mas vestida como um cisne negro. Os dois vão ao baile e o príncipe se engana, acreditando que Odile é sua amada. Odile é pedida em casamento e o equívoco do príncipe impede que Odette volte a ser humana. Quando o casal descobre a farsa, se atira no lago e sua morte derrota o feiticeiro. Pedacinhos lindos de "Swan Lake", em uma das montagens do Royal Ballet, estão no youtube, como esse: http://www.youtube.com/watch?v=ZgRjmgT8mzk.
"Swan Lake" é história de amor muda, narrada sem palavras. Tragédia romântica que é apresentada e compreendida somente por meio de harmoniosos movimentos de corpos delgados, piruetas, inclinações, saltos leves, braços finos e mãozinhas que riscam o ar. Ofício que a velhinha Ninette um dia dominou. Hope Sandoval, cantora e compositora americana, tem o porte e a figura de uma bailarina. Estática. Quando se apresenta ao vivo, mal se mexe. Ao invés do cabelo preso das dançarinas, os fios compridos escondem o rosto. Na penumbra do palco, às vezes apenas o discreto bater de um pandeiro prova que o corpo de Hope reage ao ritmo da música. Canções de amor que ela cria e complementa com sua voz. Porque se o ballet não fala, na música, é a voz débil e tocante de Hope Sandoval que apresenta canções que tecem as pequenas tragédias românticas, os amores falhos e as decepções (http://www.youtube.com/watch?v=IWvEXChflEE). E se o ballet é mudo, as músicas de Hope são invisíveis. Só sua voz e poucos instrumentos musicais dimensionam a beleza de cada canção. Sem imagens. "Swan Lake", a versão original de Tchaikovsky, tem quatro atos. "Among my Swan", terceiro disco do Mazzy Star e um dos mais bonitos de 1996, têm doze faixas. Doze canções moldadas pela voz límpida e infantil de uma cantora-princesa. Quando o Mazzy Star se dissolveu, nasceu o "Hope Sandoval and the Warm Inventions". Hope continuou a encantar: http://www.youtube.com/watch?v=XSzumpgxcDs.
Um ano antes de falecer, Madame Ninette foi entrevistada pelo "The Dance Insider", publicação americana especializada em dança. "Qual seu conselho aos jovens dançarinos?", perguntaram a ela. Ninette: "freqüência a uma boa escola e estudo. E alguns são melhores em uma escola do que em outra. Melhor ir para a escola para a qual se tem talento. É como a voz. Nós não forçamos uma voz quando ela é mais suave do que as outras. Nós ensinamos a cantar no seu próprio tom, não é?"
É. Hope Sandoval, voz de bailarina, tem certeza disso.

1 comment:

Cris Ambrosio said...

Eu me interesso muito, mas muito mesmo por arte, mas eu nunca consegui gostar muito de dança. Sei lá, acho que eu não consigo interpretar direito - se fosse ver O Lago dos Cisnes sem ler a história antes iria ficar lá sem entender nada.

Bjs!