Friday, March 23, 2007

Viena



Estive lá. Spots legais, música e curiosidades, caso alguém se interesse pela cidade:
* Kunsthistorisches Museum
É um dos museus mais bonitos do mundo. Tesouros da família real, quadros renascentistas, múmias...tem de tudo. Mas o melhor é o prédio em si, todo esculpido em mármore. A lanchonete é de babar (pelos doces e pelo cenário). Tá aí na foto.
* Haus der Musik
Museu de Música. Fica na Seilersätte 30, mesma rua ocupada por uma grande livraria de livros em inglês. Ganhou o prêmio de melhor museu de Viena. Merecido. É uma viagem no tempo. O primeiro andar conta a história da Filarmônica de Viena. Pianos, partituras, documentos que contam tudo sobre a sinfônica. Depois, a gente sobe a escada e atravessa uns cinco séculos adiante. Começam as salas ocupadas pelo museu do som. Todas escuras, em neon (como na fotinho, que não é minha), rolando música eletrônica calminha ao fundo. Os espaços são cheios de computadores que explicam porque os humanos são capazes de ouvir (e rola uma super aula de anatomia em 3D) e que simulam sons inexistentes no mundo real. Você também pode gravar um CD com sua voz, falando ou cantando com acompanhamento sonoro. Ou então baixar músicas, gravar em CD e levar pra casa!
* Electric Avenue
No pátio do Museumsquartier, o pedacinho mais descolado de Viena. O quarteirão junta o museu de arte moderna, de arte contemporânea e uma grande área ao ar livre, onde a moçada toma sol em umas espreguiçadeiras modernosas e bate papo nas mesinhas da cafeteria. A Electric Avenue reúne um bar envidraçado, loja de discos, livraria, espaço para downloading de música, lojinhas de roupas feitas por jovens designers vienenses. A rádio play.fm também fica lá.
Praticamente só música eletrônica. De todo o tipo: techno, house, electro, trip hop...Na verdade, é mais um arquivo monstruoso do que uma rádio que transmite permanentemente ao vivo. Pelo que entendi fuçando no site, os programas (como o "Vienna Scientists". Grande nome!) vão ao ar com dia certo e hora marcada. Mas o bacana é que toda a programação da Play é gravada e fica à disposição para downloading (é só se cadastrar com uma senha). E o mais bacana: os sets de DJs durante as baladas nos clubes vienenses são filmados e transmitidos ao vivo, gravados e vão para o arquivão. Resumindo: é só entrar no "search", escolher o que você quiser entre uma infinidade de músicas bacanas e...baixar!
* Substance
Lojinha de CDs de Viena. É pequena. Mas super aconchegante, um charme! CDs e discos em vinil de indie rock e música eletrônica disputam espaço com a decoração: canequinhas do Sonic Youth, cabides segurando camisetas do Strokes, vitrola e aparelho de som velhinhos para o pessoal ouvir os discos. Os donos são dois rapazes na faixa dos trinta anos. Têm aquela cara de gente de bem, aficcionada por música e que não saberia viver sem aquele espacinho. Pedi uma sugestão de banda indie austríaca e trouxe pra cá o "Killed By 9V Batteries" (http://www.myspace.com/killedby9vbatteries). Lembra um pouco Girls Against Boys!
O site da Substance é caprichado como a loja: www.substance-store.com. Logo na página de entrada, tem o ranking dos CDs mais vendidos. Um deles é "Abandoned Language", da dupla americana Dälek. Descobri que é hip hop misturado com indie rock! Segundo o myspace: "um encontro de Public Enemy com My Bloody Valentine" (http://www.myspace.com/dalek). No link "community" da Substance é sempre publicada a listagem das datas e lugares onde vão rolar os shows de rock em Viena. E por falar em lugar de rock:
* Palácio do Rock
Schloss Schönbrunn. Ultra mega palácio gigantesco que prova que os Habsburgo foram a dinastia mais milionária da História. Só os jardins do palácio ocupam uma área maior do que Mônaco. O curioso é que atualmente o palácio é administrado por uma empresa semi-privada que costuma usar o local para eventos como....shows de rock! Um pouco do palácio aparece no filme "Maria Antonieta". A rainha-mãe austríaca, Maria Thereza, é interpretada pela eterna musa do rock...Marianne Faithfull! Sem dúvida, o palácio mais cool da Europa!

1 comment:

nemo said...

killed by 9v batterie é muito muito bom. [espero que eles me aceitem como amigos no myspace. hahaha!!!] come down to boredom!!!!
...
um beijo!