Friday, March 02, 2007

O Código de Trânsito de Praga


Na segunda semana do mês, depois de uns dias em Viena e Budapeste, estarei em Praga, a Capital da República Tcheca. Andei lendo sobre a cidade (e de grande ajuda vem sendo a comunidade "Brasileiros em Praga". Um grupo de amigos brasileiros e tchecos que se juntou e que dá centenas de dicas úteis sobre absolutamente tudo. Prova de que às vezes o Orkut tem seu valor...). Estou com medo. Medo de sair na rua! Não, Praga não é violenta. Os bandidos lá, no máximo, batem carteiras; não arrastam crianças. Meu receio é...ser sempre multada! Não, não vou alugar um carro. Minha locomoção dependerá unicamente desses pés balzaquianos e do transporte público local. E é justamente aí que reside o problema!
Ônibus, bondes e metrô são administrados por uma mesma empresa em Praga. Facilidade: bilhete único para os três meios de transporte. Beleza, hein? Seria....se não houvesse simplesmente vinte e cinco (!!!) tipos diferentes de passagens! E se não incidisse uma multa no valor de até 2000 coroas (cerca de 200 reais) se você (no caso, eu, hehe), turista iletrado no idioma e principalmente nas normas tchecas, viajar portando o ticket errado. Porque crianças, adultos, velhinhos e deficientes pagam preços diferenciados. Há passagens que têm validade temporal: a mais duradoura, de um ano; a mais pobre (e barata) limita o trajeto do usuário em 75 minutos e não dá direito a circulação por todas as estações do sistema. Se você não cai fora do vagão ou do busão após os tais 75 minutos...você será cuspido de lá, não sem antes deixar no caixa de pagamento da estação sua contribuição para os cofres públicos tchecos. Além de ficar esperto quanto a qual ticket escolher entre o mostruário de vinte e cinco....tem que prestar atenção nas taxas adicionais! Tipo...para bagagens. O que é bagagem? Segundo o site da incrível "Dopravní podnik", a empresa-concessionária, paga-se um acréscimo se o seu fardo superar as seguintes dimensões: 25x45x70cm (já botei a régua na mala). Ah! Motoristas têm "poder de veto" em Praga: são eles que decidem se pais levando carrinho de bebê - e inclusive pessoa em cadeira de rodas - podem entrar no veículo. Se for "arriscado", no way. Se o "cadeirante" estiver desacompanhado, fora! Se uma só pessoa descer escadas rolantes da estação carregando o carrinho do pimpolho...multa (e fora)! Cachorros...só em gaiolinhas! Senão, você já sabe.
Mas o que rola com os pedestres, na rua, é ainda mais bizarro. Lembrete: não adianta você argumentar que é turista, que é brasileiro, irmão do Ronaldinho, amigona da Gisele Bündchen. Não cola. Tem que conhecer a lei. Em Praga, faça como os pragui...prague...? Deixa pra lá. O importante é saber: pedestre que atravessa fora da faixa de segurança....multa. Mesmo durante a madrugada, mesmo sem carros à vista. Pedestre que atravessa na faixa....multa, se o sinal estiver verde (mesmo durante a madrugada, sem carro à vista). Pedestre que atravessa na faixa, com o sinal vermelho,....multa, se o sinal para pedestres ainda não estiver verde!!! Já imaginaram "marronzinhos" tchecos na 25 de Março ou na Zepa (rua José Paulino, para as íntimas)? A grana arrecadada pagaria a nossa dívida externa.
Até dei risada quando li na comunidade do Orkut a historinha de um brasileiro: ele atravessava a faixa de pedestres, pedalando uma bike, quando foi chamado pelo guardinha. O fiscal mandou que ele descesse da bicicleta e a empurrasse, andando sobre a faixa (porque ciclista não é pedestre, hehehe). Enfim os americanos têm concorrentes à altura! Tchecos conseguem ser tão neuróticos e sistemáticos quanto!
Bom, como sou caxias, certinha e muito nerd, decidi que não quero passar carão em Praga. Ontem tentei estudar as normas de circulação de Praga. No quintal alheio, faço questão de andar na linha! Ou melhor, na faixa! Tive boa vontade: vi, no próprio site da empresa de transportes, o link "rights and obligations". Dei um click...e nada. Página fora do ar. Assim fica difícil! Então, duas alternativas. Primeiro a solução tcheca: se for fazer errado, faça pelas costas do fiscal. E a solução brasuca: faça errado, na frente do guardinha....e saia correndo! Afinal, pedestre não é carro. Não haverá radares para registrar o número de nenhuma placa grudada na minha traseira, não é? E se eu for pega...dos males, o menor: só multa. Não terei pontos anotados na carteira (no passaporte) e, ultrapassado um limite, não serei impedida de caminhar pelas ruas!

Acho eu.

Volto na segunda quinzena de março! Beijos!

5 comments:

Anonymous said...

Cuidado, muito cuidado para não se tornar uma criminosa internacional!

Unknown said...

Olá Arnaldo.
Tudo bom?
Estou com uma proposta para ir para Praga.
Estou procurando um brasileiro, para me ajudar dando opinioes e algumas dicas....! Por favor se puder responda no meu email...por gentileza! to precisando...
Diego

Galaxy Of Emptiness said...

Bom, Diego, não sou o Arnaldo. Aliás, não sei se vc. reparou na foto do perfil...eu me pareço com o Arnaldo, hehe?
Além disso, não tenho a mínima idéia de qual seja seu e-mail...
Mas se vc. quiser informações sobre Praga, diga qual é o seu e-mail que eu respondo, OK?

ruana said...

Haha, meu nome é Ruana, sou do Rio de Janeiro, e como uma bela carioca que sou, existe sempre aquele "jeitinho". Ja estou em Praga ha mes e meio e ainda nao paguei passagem. Nao e muito dificil, so precisa prestar atencao com os segurancas da compahia.
E a cerva, huuuummmm maravilhosa!!!
Alias, se tiver algum brasuca aqui, me envie um e-mail.Ate mais

Myla said...

oi Ana, tudo bem?

tô indo pra Praga em setembro e pretendo ficar por lá os 90 dias permitidos, visitando outros lugares, claro!

vc poderia, por favor, me passar as dicas mais importantes para q eu tb não passe muitas dificuldades por lá?

além disso, vou procurar por essa comunidade no orkut.

muito obrigada,
com carinho,

myla

mylafonseca@gmail.com