Tuesday, June 24, 2008

A Revista De Rock Mais Bacana Do Mundo



Se Grace, filha do baixista Duff McKagan, da banda Guns'N Roses, está viva....talvez tenha muito a agradecer a...Mark Lanegan. Quando Grace nasceu, o riacho existente nos fundos da casa de Mckagan passou a ser um risco para uma criança que logo começaria a andar. Foi Lanegan quem notou o perigo e alertou o amigo, que não pareceu muito preocupado. "Você não está entendendo. Você vai ter que levantar uma cerca". O seco Lanegan deu a última palavra e atualmente uma cerca adorna o quintal de Duff.

Se eu hoje sei dessa - e de algumas mais - historinhas envolvendo meu carrancudo ídolo e outros músicos bacanas, com certeza tenho muito a agradecer a....Eric T. Miller. Eric T. Miller, trinta e seis anos, magrelo, óculos no rosto alongado, é a personificação de Wally, aquele personagem do livrinho infantil "Onde está Wally?". Mora na Philadelphia, EUA, mantém um pouco visitado blog sem-graça onde lista prêmios cinematográficos, e pode ser encontrado no Myspace. Em sua página no site de relacionamentos, a gente vê poucos recados. E logo percebe que os principais amigos do esquisito Eric são: seu terrier Higgins (cão dotado de pouca beleza), políticos do Partido Democrata (!) e...a Magnet Magazine.
Eric Miller edita, publica e distribui a revista Magnet, sobre música independente, desde 1993. Eric é o dono da Magnet, que não é vinculada a corporação alguma. Na página da Magnet no Myspace, cerca de 3.200 amigos (número modesto, dez vezes menor do que o mostrado na página da revista Rolling Stone). Eu, mulher dotada de pouca velocidade, descobri a Magnet...apenas dias atrás. Ao acaso, entrei no site da revista. Que é...O Site Mais Feio Do Mundo. Assim mesmo, com maiúsculas. Site tosco, desalinhado, em azul e caramelo, as cores da revista (http://www.magnetmagazine.com/). Poucos e desorganizados links, não há campo de busca ou pesquisas. Nada de propagandas ("We don't believe in banner ads; we just believe in us", responde Eric aos eventuais interessados em anunciar no seu site).
Pois bem, se a minguada forma faz chorar, o conteúdo do site é um banquete de informações para qualquer ser que ama música. Entrevistas longas com gente que costuma, em outras publicações, a falar pouco ou a falar de má-vontade. Ou as duas coisas. Como Mark Lanegan. Lanegan foi entrevistado por jornalista da Magnet (que emprega pouca gente) há três ou quatro anos (imagino eu, pois o site não faz questão nenhuma de mencionar data ou edição). Lanegan estava vivendo em Antuérpia, na Bélgica (a cidade mais linda do mundo, posso dizer) e se deu ao trabalho de atender o telefonema do sujeito, reclamando do cansaço após subir só quatro lances de escada carregando as compras da mercearia (Lanegan é fumante convicto). A conversa é bem-humorada, as perguntas são inteligentes. Lanegan tanto responde como pergunta ("Onde você mora em Pittsburgh?""Acho que já fui pegar drogas lá."), conta casos hilários (o repórter pergunta se o cantor está sendo hostilizado na cidade por ser americano. Lanegan: "Todo mundo aqui na rua usa turbante. Então digo que vim do Território Yukon, no Canadá!").
O brilho da Magnet está justamente aí: as entrevistas são geniais. Não somente o fechado Lanegan demonstra disposição em papear com gente da pequena revista que, muitas vezes, é até atrevida: ao entrevistar Thom Yorke, em setembro de 2003, Matthew Fritch comenta que, quando ouviu "Creep" pela primeira vez, gostou, mas achou o nome da banda - Radiohead - imbecil. Thom Yorke ri e concorda. Adiante na entrevista, Fritch consegue resposta sensacional do líder da banda de nome imbecil, ao pedir sua opinião sobre fãs de rock que torcem o nariz para música eletrônica: "Maybe there’s just not been enough death in electronic music for people. If there were more suicides and Lester Bangs articles over the years and general hysteria and cult of personality surrounding the people who did electronic music, I think people would find it difficult to resist the temptation to get into it. But the fact is, one of the greatest things about good electronic music is it’s got none of that shit".
A irreverência - ou "folga" mesmo - dos poucos repórteres da Magnet seria impensável em revistas mais "sérias", estabelecidas e com nome a zelar. O repórter Jonathan Valania encontrou-se com Jon Spencer antes do show de sua banda, Jon Spencer Blues Explosion. Sua missão seria entrevistá-lo para a revista. Acompanhou a passagem de som, jantou. Pouco antes da banda subir no palco, Jonathan se liga de que....se esqueceu da entrevista! E que o tempo é curto. Decide então fazer apenas perguntas cretinas. Quando Valania descobre que Carl Crack, da banda atari Atari Teenage Riot, está no local e não compreende Inglês muito bem....bom, vai lá no site da Magnet e leia.
Você sabia que o álbum "Daydream Nation", do Sonic Youth, foi honrosamente registrado nos arquivos da Biblioteca do Congresso Americano (!?). Eu não (fui conferir no site da biblioteca e está lá mesmo!). Thurston Moore fala de sua surpresa com a "anotação" em outra boa entrevista da Magnet.
Bom, não conheço a trajetória da Magnet. Mas tenho impressão de que editor Eric Miller - que começou sua revista aos 23 anos - tem muita moral entre os músicos e atraiu muita simpatia por tocar uma publicação honesta que não tem rabo preso com ninguém. Respeito e simpatia dispensados não somente por músicos pequenos e praticamente desconhecidos: Eddie Vedder, da mainstream banda Pearl Jam, agradeceu a Magnet por ter dado a ele a oportunidade de entrevistar as bem alternativas meninas da banda Sleater-Kinney. Na entrevista, Vedder e as moças conversaram sobre a importância de bandas como Sonic Youth e Fugazi. Na fotografia acima, Eddie Vedder posa para a Magnet, entre sua vassoura e seu pet.
Aliás....as fotografias redimem o site da Magnet. Lindas. Há até o registro de uma rara aparição: os rapazes do Daft Punk, sem os capacetes (ao ver a foto, entendi a necessidade do acessório...). Aqui no post, ao lado de Vedder, Mark Linkous, do Sparklehorse (também entrevistado pela revista, depois de quase ter as pernas amputadas: "In a way, it was the best time of my life, just being in a wheelchair and being on morphine all the time.”).
Dá para assinar a Magnet, na boa. No site, há um link - pavoroso, diga-se - que explica os planos de pagamento e remete a outro link para a encomenda. Embora a configuração da página cause péssima impressão (lembra aquelas mensagens passadas por emails piratas, que tentam induzir você a abrir um link espúrio que vai copiar seus dados), existe segurança: Eric Miller já mandou mensagem esclarecendo que receberei minhas doze edições. A assinatura bianual (a revista sai de dois em dois meses) custa setenta e cinco dólares. Ou seja, dez reais a edição. Barata e de qualidade! E vem CD junto! Pronto, já fiz o comercial, hehe.
Por fim, se você, além de interessado em música, também não resiste a uma fofoquinha envolvendo seu artista preferido....a Magnet é mesmo a sua revista! Johnny Marr, que depois dos Smiths montou o Electronic com Bernard Sumner, entrega sem dó: o ator que interpretou Bernard no filme "24 Hours Party People", de Michael Winterbottom, era preguiçoso e não pesquisou direito: Sumner descobriu a água oxigenada bem depois da fase Joy Division!
E a Magnet vai mais fundo: para meu desgosto, o próprio Mark Lanegan informa, em entrevista junto com Josh Homme, que pinta o cabelo para esconder o grisalho! Eu desconfiava. Graças a Eric T. Miller, não posso mais viver na ignorância. Um exemplo cruel de liberdade de imprensa sendo usada para o fazer o Mal, hehe!

Pouco entendo de música. Não sou jornalista, não tenho banda, nada. Sou uma simples promotora (de justiça, não de eventos) que há poucos dias descobriu Magnet, a revista do meio nerd, muito incrível Eric T. Miller. A Revista De Rock Mais Bacana do Mundo.
Assim mesmo, com maiúsculas.

Monday, June 16, 2008

Quando a Arte vira Rock, Parte CXXX



"Paul Lemoyne"(1810), de Jean Auguste Dominique Ingres, e Elvis.

Monday, June 09, 2008

O Direito Penal Brasuca e as Cinzas de Kurt Cobain


Quem diria. Kurt Cobain saiu do armário. Depois de morto. Texto copiado do site de notícias G1:

"Courtney Love, viúva do cantor do Nirvana Kurt Cobain, afirmou que as cinzas de seu marido foram roubadas de sua casa em Los Angeles. As cinzas estavam em uma bolsa em formato de urso, guardada em um guarda-roupa.

Ela disse que tem impulsos suicidas em razão do ocorrido. 'Não posso acreditar que alguém poderia levar as cinzas de Kurt. Eu acho isso repulsivo e agora mesmo me sinto suicida. Se não consegui-las de volta, não sei o que farei.' A informação é do tablóide "News of the World".

A maioria das cinzas de Kurt Cobain, que se suicidou em 1994, aos 27 anos, foi espalhada em um templo budista de Nova York.

'Eu costumava levá-las para todos os lugares, assim eu podia sentir que Kurt ainda estava comigo. Agora parece que eu o perdi novamente', disse Love."

Pois é. Passaram a mão no vocalista do Nirvana. Ou melhor, em parte daquilo que um dia foi o vocalista do Nirvana. Li a reportagem e....póim, logo comecei a pensar no aspecto jurídico do acontecimento. Bom, a pensar sob o ponto de vista do direito penal brasileiro, pois não conheço a lei californiana. Rolou um crime? Se sim, qual?

O artigo jornalístico menciona roubo. Tá errado. O roubo é sempre cometido com violência ou através de uma ameaça grave (como, por exemplo, com exibição de arma). Ora, ninguém enfiou um três-oitão no focinho de Courtney Love e saiu em disparada com Cobain a tiracolo, não é mesmo? O meliante agiu na clandestinidade.

Furto então? No furto, sim, há subtração sem violência ou ameaça grave. Mas aí surge um probleminha. O artigo 155 do Código Penal define o que é furtar: "subtrair, para si ou para outrem, coisa alheia móvel". "Coisa", sacou? O que significa, juridicamente, a palavra "coisa"? Guilherme de Souza Nucci, autor do "Código Penal Comentado" publicado pela Editora Revista dos Tribunais, explica lá na página 515, da 4a. edição: "coisa é tudo aquilo que existe, podendo tratar-se de objetos inanimados ou de semoventes. No contexto dos delitos contra o patrimônio (conjunto de bens suscetíveis de apreciação econômica), cremos ser imprescindível que a coisa tenha, para seu dono ou possuidor, algum valor econômico". Po! Data venia....as cinzas não são "coisa", não. Vá lá que a bolsinha que abrigava Kurt seja coisa (coisa inanimada). Aí, sim. Não dá pra negar que a bolsa, que tem valor econômico, possa ser furtada. Se Kurt fosse um jaboti (jabuti?) de estimação, vivo, OK. Furto de coisa semovente. Mas esqueçam a bolsa e o jabuti (jaboti?), pensem só nas cinzas. Furto é crime cometido contra o patrimônio de alguém (a lei fala em "coisa alheia"). Cinzas não são bem econômico. Se fossem, a quem pertenceriam? À viúva? A Frances Bean, filha adolescente de Kurt? Aos pais dele? Se cinzas fossem consideradas coisas, teriam que ser sempre objeto de inventário, para partilha entre os herdeiros. As de Kurt Cobain ou as suas, caso seu desejo póstumo seja virar churrasco. Se cinzas fossem "coisa", as de Kurt e as suas poderiam até ser leiloadas no e-bay! A preços bem diferenciados, óbvio (concorda comigo, ilustre pé-rapado desconhecido?). Absurdo, certo? Bem, concluindo: cinzas não são "coisa". Nada de furto.

Passemos então aos chamados "crimes contra o respeito aos mortos". Diz lá o Código Penal, no artigo 211, que é crime "destruir, subtrair ou ocultar cadáver ou parte dele". Nucci cita a definição do penalista alemão Franz Von Liszt para esclarecer, na página 663, o que é "cadáver": é "o corpo humano inanimado, enquanto a conexão de suas partes não cessou de todo". Oh. Cinzas...grãos. Soltinhos e misturadinhos! Logo, cinzas não são cadáver. Não foi praticado o crime previsto no artigo 211. E o do artigo 210, que tal? "Violar ou profanar sepultura ou urna funerária". Ai. Restinhos de Cobain jaziam no interior de uma bolsa rosa de ursinho. Uma bol-sa ro-sa de ur-si-nho. Sepultura? Urna? Sem chance (mudando um pouco de assunto, mas nem tanto: um professor de Direito Processual Civil do Largo São Francisco costumava falar: "quero que minhas cinzas sejam jogadas no canteirinho de plantas do Shopping Higienópolis. Só assim vou ter certeza de que minha mulher vai me visitar toda semana".). Sobrou esse crime: artigo 212. "Vilipendiar cadáver ou suas cinzas". Vilipendiar significa desprezar, ultrajar. Humm. Courtney Love é uma jararaca, todo mundo sabe. O cidadão, ou cidadã, que surrupiou Kurt em pó com certeza não cometeu um vilipêndio. Ao contrário. Prestou ao morto uma homenagem, resgatando-o! Fora do guarda-roupa, fora da bolsa de ursinho! Criminosa é a viúva do Mal.

Sensacional! O ser que levou as cinzas de um dos caras mais importantes da História do Rock não cometeu crime nenhum, ehehe! (segundo a lei brasileira, como já disse. Ou seja, imaginando, por hipótese, que o desaparecimento das cinzas tivesse rolado no Brasil....não haveria punição).
Mas aí surge outra pergunta. Quem foi o espertinho? Sim, alguém que sabia do conteúdo da bolsa de ursinho. Parente, amigo da família. O mordomo? Ou será que Frances Bean teve coragem de trocar cem gramas de pai por cem gramas de farinha, pedra ou chá (cocaína, crack e maconha. Em termos meigos).

Espera aí.

Tá na cara! Como a polícia americana ainda não o procurou?

Keith Richards, onde você estava na hora do sumiço?!

Thursday, June 05, 2008

Quando a Arte vira Rock, Parte CXXIX



"Les Intrus", de Ferdinand Pire, e a cantora Amy Winehouse.
P.S. Eu não gosto das músicas dela. Chatas demais. Mas sinto pena da moça. Torço sinceramente para que ela se recupere e tente outra profissão.

Wednesday, June 04, 2008

Quando a Arte vira Rock, Parte CXXVIII




"Femme Au Chat", de Micao Kono, e o cantor Boy George.